quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Um Mergulho nas Águas Brasileiras


O Brasil é o país do mergulho. O esporte, presente há mais de 30 anos, conta com uma costa de 8 mil quilômetros, pronta para ser desvendada pelos milhões de mergulhadores que aqui residem. Para quem está começando existem águas calmas e muito quentes, tornando confortável este primeiro contato. Além disso, o Brasil coleciona mais de duas mil embarcações naufragadas em sua costa - principalmente no Rio de Janeiro e Bahia -, despertando a curiosidade dos que amam a água. Algumas delas podem ser vistas numa profundidade de oito metros apenas.
Confira alguns locais indicados para o mergulho:

Ilha Grande (RJ) - Freguesia de Santana, a primeira vila da ilha, é um bom lugar para o mergulho livre, possui águas tranqüilas, além de ser um interessante ponto turístico. Para chegar até esta praia, o aventureiro deve percorrer trilhas leves.
Além da Freguesia de Santana, outros locais ideais para o mergulho livre são a Ilha dos Macacos e a do Curiri. Este eixo, formado pelas três ilhas, é a melhor opção.

Arraial do Cabo (RJ) - O Saco do Cherne é uma área extensa, em forma de ferradura, e é ótima para o mergulho raso - de 6 a 10 metros. Outra atração é o navio da marinha, que afundou em 1827. Seus destroços variam de 5 a 15 metros de profundidade, entre as duas Ilhas dos Franceses.

Fernando de Noronha (PE) - Todas as praias do lado protegido da ilha são boas para o mergulho entre os meses de abril e novembro. Air France, localizada no nordeste da ilha principal; Praia da Conceição – uma das mais visitadas -, entre março e novembro; Baía do Sancho, com acesso por uma escada de rochas; Baía do Sueste, uma das mais calmas e protegidas de Fernando de Noronha; Praia da Atalaia, com piscinas naturais de cerca de 80 centímetros durante a maré seca e uma bela fauna marinha para se observar.

Salvador (BA) – É um dos principais pontos de mergulho do país, com águas claras e quentes – com temperatura média de 26ºC e visibilidade que chega a 20 metros. Belos corais e recifes contornam seu litoral, além de pertencer a um dos lugares mais ricos em naufrágios: a chamada Baía de Todos os Santos.
Na Praia de Itapuã, por exemplo, é possível apreciar formações de corais e uma variedade de peixes coloridos e moluscos, em uma profundidade de apenas dois metros. A praia também abriga uma piscina natural – um porto seguro – ideal para a prática de mergulho livre na maré vazia.
Próximo ao Farol, a uma profundidade de 12 metros e visibilidade de 10 a 15 metros, pode-se praticar o mergulho livre, admirando os recifes de corais imersos.
À 100 metros da Praia de Boa Viagem, um carvoeiro norueguês de cerca de 80 metros pode ser visto a uma profundidade de apenas oito metros. Na mesma profundidade pode-se contemplar destroços de um navio britânico com algumas partes ainda definidas no Farol da Barra.

Abrolhos (BA) – Foi o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil. É um dos 10 melhores lugares para o mergulho livre do mundo, os animais marinhos e recifes podem ser vistos apenas a 15 metros de profundidade (peixes-papagaio, tartarugas, peixes-anjo etc).
A diferença de Abrolhos fica por conta dos chapeirões, formações de corais em forma de cogumelo e únicas em toda a América do Sul. O arquipélago abrange ótimos locais para mergulho, tais como: a enseada da Ilha de Santa Bárbara – no farol do arquipélago -, as cavernas das Siribas, os destroços do cargueiro italiano Rosalina, a Ilha Santa Bárbara, Manjubas, entre outros.

Guarapari (ES) - Nesta cidade, além de aproveitar as propriedades medicinais de suas areias, devido à radioatividade saudável transmitida, há praias favoráveis à prática de mergulho livre. Três Praias é o melhor lugar para o mergulho livre: um conjunto de pequenas praias separadas por rochedos faz com que a água do mar seja calma, esverdeada e transparente. A Enseada Azul, formada pelas praias de Mucumã, Guaíbura e Bacutia também é uma boa opção.

Ilha do Arvoredo (SC) – Faz parte da Reserva Biológica do Arvoredo, situada a 11 quilômetros ao Norte de Florianópolis. Por ser encontro de águas provenientes das correntes Tropical e Subtropical, há animais típicos tanto das águas quentes, como das frias. O acesso à ilha é controlado pelo IBAMA, que fiscaliza a atividade pesqueira. Por mais este motivo, as águas ao seu redor permanecem translúcidas – perfeitas para ver e fotografar as diversas espécies de peixes no mar. Além dos corais, pingüins e lobos-marinhos.

Nenhum comentário: