quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Grafite – a arte revestida de atualidade


A arte revestida de atualidade: as grandes avenidas deixam expostos conflitos, e revelam também contrastes entre o homem e a multidão. O conflito desse homem - circulatório urbano - se expressa nas artes, dentre elas a Street Art, linguagem do spray, antes restrito às ruas e hoje conquista também galerias e museus.
Na arte contemporânea a importância do Grafite tem se consolidado como expressão artística no meio urbano, no contexto social, da comunicação e da estética revelando cenários da realidade. Nos últimos anos as prefeituras das grandes metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, adotaram novas políticas públicas e abriram espaços simbólicos importantes, inclusive nas principais avenidas, para a intervenção de grafiteiros, como por exemplo, em Belo Horizonte com o projeto Guernica, programa da Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Centro Cultural UFMG e a FUNDEP.
Neste ano, a capital mineira irá sediar a 1º Bienal Internacional de Graffiti de Belo Horizonte – BIG , que envolverá a participação de 6 países, possibilitando a divulgação e interação de artistas e possibilitando a abertura de um espaço importante para a arte de rua.
A adoção de novas posturas tanto pelas prefeituras e o reconhecimento de museus e galerias mostra que o grafite, além de transformar muitas vezes os espaços das cidades, manifesta a sua força expressiva da realidade urbana com qualidade plástica em outros espaços, se consolidando como voz da rua.

Detalhes sobre a 1ª Bienal Internacional de Grafite de Belo Horizonte
Data: de 25 a 07 de setembro
Local: Serraria Souza Pinto

Débora do Prado Lisboa

Nenhum comentário: